Dicas para entrar no novo ano com o pé direito e atravessá-lo de forma saudável e edificante

Ano novo, vida nova. É o que diz o ditado. Sempre prometemos fazer tudo diferente, botar em prática as resoluções da virada para equilibrar expectativa e realidade, sem perder o foco no que realmente importa. Que seja assim em 2022. Para te ajudar na missão, listamos aqui um top 10 de dicas certeiras, nas mais diferentes áreas, com o objetivo de melhorar o seu estilo de vida. Leia, releia e guarde, para evoluir ao longo do ano e fazer as mudanças necessárias para um balanço positivo ao final dele.

1. Seja Positivo no trabalho

people sitting in front of computer monitors

“Realize”, “acredite”, “encorajando”, “energizado”, “generoso”, “gentil”, “otimista”, “progredindo”, “recompensando”. Mentalize e verbalize essas palavras para criar um ambiente positivo à sua volta. Garantimos um efeito imediato de ânimo e leveza.

2. Adote um animal (ou uma planta)

man sitting beside dog

Não existe terapia melhor do que a troca de afeto entre um gato ou um cachorro e seu dono – e tudo bem se você preferir cuidar de um coelho, de um peixe ou de um papagaio; tem gente que cria laços afetivos até com cactos! A rotina de dedicações a esse novo ser vivo vai demandar mais disciplina e sensibilidade da sua parte. E isso só vai te trazer benefícios!

3. Aprenda uma língua nova

MacBook Pro near white open book

Uma pesquisa da Universidade de Estocolmo, na Suécia, mostra que falar duas ou mais línguas tem um impacto cognitivo positivo no comportamento. Pessoas bilíngues são mais abertas, sensíveis e capazes de encarar diferentes perspectivas com mais facilidade. Seja mais criativo gastando 15 minutos por dia em aulas de inglês, francês, alemão ou até mandarim em vez de usar as redes sociais o tempo todo.

4. Faça exercícios antes de começar o dia de trabalho

man running near sea during daytime

Em tempos de trabalho remoto, o dia pode ser longo e repleto de reuniões virtuais consecutivas. Adicione a isso um ambiente familiar agitado e nossa vida pode se transformar em um borrão exaustivo. Uma boa corrida matinal ajuda a despejar serotonina nesse cenário e te dá o gás necessário para um estilo de vida mais dinâmico. Dica: ajuste o alarme, mas deixe-o junto ao tênis de corrida, do lado de fora do quarto. Assim, você vai ser obrigado a levantar para desligar o alarme e, com o tênis à mão, as desculpas para pular a atividade física diminuem. Vista-se de maneira confortável com as bermudas esportivas e camisetas de algodão da Oficina e trace metas de desempenho como estímulo.

5. Melhore sua alimentação

sliced cucumber and carrots in white ceramic bowl

Deixe o hambúrguer para o fim de semana. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras – coma de 4 a 5 porções/dia. As frutas, assim como as verduras, são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Estes alimentos otimizam o funcionamento do intestino, melhoram o humor e ajudam a evitar doenças.

6. Faça uma limpa no armário

clothes hanged on hangers

Passe para a frente as roupas que você não veste mais. O raciocínio é o seguinte: se não usou determinada peça no último ano, desapega. Guarde o essencial: dê preferência para roupas práticas, fáceis de combinar, de qualidade, que não vão envelhecer rapidamente e que você vai usar bastante. O DNA da Oficina é produzir justamente esse tipo de peça, para que você esteja sempre alinhado, independente da situação, e não precise pensar em produções complexas. Assim sobra mais tempo para você aproveitar as outras boas coisas da vida.

7. Faça viagens curtas

coastal view through vehicle window

Fuja no fim de semana. Um bate e volta na praia ou no campo, sempre que possível, é infalível para desanuviar as ideias e reenergizar o corpo. Não esqueça de levar na mala as roupas certas para curtir dias confortáveis e cheios de estilo. Que tal apostar nas peças das famílias chino ou linho da Oficina?

8. Adote o consumo sustentável

Compre menos e melhor. Roupas de qualidade, atemporais, com cartela enxuta e que permitem uma infinidade de combinações são a maneira mais atual de pensar em estilo. Se você quiser entender melhor como isso pode funcionar, sugerimos uma boa olhada nos Essenciais da Oficina. Tem praticamente tudo ali. Lembre-se: menos é sempre mais.

9. Aprenda a preparar um espaguete à carbonara

pasta on white ceramic plate

Clássico, é um ótimo prato para saborear com os amigos em casa ou até para matar aquela fome de final de noite.
*Ingredientes:

• 200 g espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
• ½ xícara (chá) de bacon em cubos (75 g)
• ¼ de xícara (chá) de vinho branco
• 2 ovos
• 2 gemas
• ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (ou pecorino)
• sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
*Modo de preparo:

– Leve uma panela média com 2 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar, pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.
– Enquanto o macarrão cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas; você pode reservar as claras na geladeira por dois dias ou, melhor ainda, congelar para usar depois). Junte o queijo parmesão ralado e bata bem com um garfo para misturar.
– Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, doure o bacon por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Diminua o fogo, regue o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue o fogo.
– Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento.
– Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem – a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Volte a frigideira ao fogo bem baixinho e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar demais os ovos. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto.

10. Não se cobre demais

Lembre-se: ainda estamos em uma pandemia. Está tudo bem não estar tudo bem. Aplique as dicas acima na ordem que preferir e que conseguir. A intenção é que seja leve e que cada realização funcione como estímulo e não como empecilho para a construção de um ano ainda melhor do que o anterior. O segredo aqui é envolver seu coração em seu processo de mudança e crescimento. Sem envolvimento do coração, uma boa ideia cairá no primeiro obstáculo.

Feliz 2022!

Inscreva-se

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo

Deixe um comentário