Dresscode no trabalho – qual é o seu?

Não é porque os códigos e as regras de vestuário nos ambientes profissionais relaxaram que você precisa andar desleixado e deixar de se preocupar com estilo. A casualização do uniforme de trabalho é uma realidade, mas também é fato que roupas casuais estão cada vez mais alinhadas, com preocupação maior com a silhueta e com os materiais. Esse é o propósito da Oficina: entregar conforto, elegância, qualidade e versatilidade para diferentes personalidades masculinas, seja para curtir ou trabalhar. Para te ajudar a construir o melhor look para o seu horário comercial, destrinchamos quatro tipos de ambientes e situações profissionais, com as suas respectivas sugestões de peças-chave. A boa notícia: você encontra praticamente tudo nas araras da Oficina. Inspire-se nas dicas e nas imagens. 

Almoço de negócios

Se a sua profissão não exige o clássico combo terno e gravata, as possibilidades aumentam. Mas lembre-se: trata-se de um almoço de negócios, e não um happy hour com os amigos. Aqui, a terceira peça é o coringa infalível. Um blazer por cima de uma camisa lisa, uma camiseta ou uma pólo resolve muita coisa. Você pode até ir de calça jeans, desde que ela tenha corte afunilado e uma lavagem discreta. Nos pés, prefira sapatos de couro, botas ou mocassins no lugar dos tênis – afinal, dizem que se reconhece um gentleman pelos calçados. 

Escritório Criativo

Publicidade, design, comunicação ou tecnologia, por exemplo, são áreas nas quais os códigos de vestimenta são mais flexíveis – e até mais ousados, em alguns casos. Se esse é o seu universo profissional, o repertório é vasto. Tricôs e camisetas vão bem por baixo de jaquetas jeans ou blazers e combinam bem com as eternas calças chino, que aparecem atualizadas, sempre com modelagem mais ajustada. Prefira uma cartela de cores versátil, com tons fáceis de combinar, como bege, cinza, branco, verde militar ou azul. Nos pés, pode escolher entre botas de camurça ou tênis, e tenha em mente que um look descolado funciona melhor se a sua atitude positiva estiver na mesma sintonia. 

Home Office 

O “novo normal” para muita gente é trabalhar de casa. O home office chegou para ficar, mas, mesmo que você resolva todas as suas tarefas profissionais através de telas e calls, um pouco de estilo não faz mal a ninguém – e te ajuda a manter credibilidade. Claro que, neste caso, o conforto chega em primeiro lugar. Tricôs ajustados, camisas bem cortadas e até uma pólo de cor neutra serão seus melhores aliados. Resista à tentação de se preocupar apenas com a parte de cima – a que aparece na câmera – e tome gosto pela construção de um look completo. Calças com corte de alfaiataria ou até um bom jeans de lavagem discreta vão muito bem aqui. Tênis ou sapatos confortáveis nos pés vão te ajudar a entrar no clima de trabalho, mesmo em casa. O segredo é manter uma rotina de estilo que funcionaria mesmo se você precisasse sair. 

Escritório Clássico

Mesmo os homens que têm profissões mais tradicionais, como advocacia ou cargos executivos, já notaram mudanças nos seus códigos de vestuário. A alfaiataria ainda reina, mas ela aparece hoje em materiais mais confortáveis, maleáveis e tecnológicos. Gravatas estão sendo abolidas, mas as camisas permanecem como base certeira para qualquer costume. Mantenha a tradição na cartela de cores – preto, cinza ou azul marinho são infalíveis –, mas experimente “desmembrar” o terno: use um paletó de uma cor e a calça de outra. A pegada segue clássica, mas com uma informação de estilo extra que vai fazer toda a diferença em seu ambiente de trabalho. Trata-se de um exercício para experts, como você. 

Nossas sugestões

Inscreva-se

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo

Deixe um comentário