Os lagos ao longo do caminho

Escrito por Artur Bretas, cofundador Oficina Reserva.

Tenho percebido que muitas pessoas estão insatisfeitas com o rumo profissional que tomaram.

Seja com o próprio negócio, com a carreira na empresa que há anos estão construindo, seja com o mercado de trabalho que estão inseridas.Tudo isso me faz lembrar do Acácio.

O Acácio foi um conselheiro por acaso. Uma das empresas dele fazia a contabilidade do Cliquer – minha primeira aventura como empreendedor.

Conheci o Acácio quando tinha 20 anos e estava cheio de expectativa e esperança. Era um momento que buscávamos investidores para o Cliquer e eu estava morrendo de medo, sem confiança, bem ansioso e sofrendo por tudo!

Contei com detalhes minha angústia e ele dividiu comigo um aprendizado:

“Artur, quando eu tinha 10 anos, junto com minha família, viajamos para o interior de Minas. Era um evento da cidade. Estávamos super animados. Éramos eu, minha mãe, meu pai e meus irmãos.

Pelo caminho, havia um lago e meu pai, no meio da viagem, decidiu descer com a gente para que nadássemos. Era um dia quente e não poderíamos tomar banho depois da diversão. Minha mãe não gostou muito, já que estávamos arrumados e tínhamos horário para chegar ao evento.

Eles discutiram sobre a situação, meu pai questionou o problema de descer e nadar, sendo que havia um lago e poderíamos nos divertir.

Ela alegou que estávamos limpos e chegaríamos suados, cansados e sujos. Meu pai explicou: uma viagem começa a partir do momento que decidimos viajar e não quando chegamos ao destino.

Perceba, Artur, montar um negócio, trabalhar, e viver a vida é uma eterna viagem!

Fico me pergutando, qual o motivo desse sofrimento? Pare de esperar o destino chegar para aproveitar a viagem. A diversão já começou. Aproveite os lagos ao longo da sua trajetória e tudo será mais leve.”

Meu Deus! Como isso me tocou. Ele não sabe como essa história foi alento para todos os desafios deparados até aqui, e como eu tenho aproveitado os lagos ao longo do caminho.

Não tenho certeza de todos os detalhes desse “causo”, mas sua mensagem ficou guardada com um carinho enorme, mesmo após tanto tempo.

Ele, com toda sua sabedoria, plantou uma semente sem saber.

E você, tem conseguido encontrar os lagos ao longo do seu caminho? Abra os olhos para encontrá-los e não desperdice a chance de aproveitá-los.

Inscreva-se

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo